Rede Hemosul MS

A Hemorrede do Estado do Mato Grosso do Sul é o conjunto de Serviços de Hemoterapia e Hematologia do Estado, organizados de forma hierárquica, de acordo com o nível de complexidade das funções que desempenham.

São eles:

HEMOCENTRO COORDENADOR – HEMOSUL
Entidade de âmbito central, de natureza pública, referência do Estado do Mato Grosso do Sul na área de Hemoterapia e Hematologia com a finalidade de prestar assistência e apoio hemoterápico e hematológico à rede de serviços de saúde.

HEMOCENTRO REGIONAL – DOURADOS
Entidade de natureza pública, centro de referência em Hematologia e Hemoterapia para uma macro-região do Estado do Mato Grosso do Sul.

NÚCLEO DE HEMOTERAPIA – NH
Entidade de âmbito local ou regional, de natureza pública ou privada, para atuação micro-regional na área de Hemoterapia e/ou Hematologia.

POSTO DE COLETA – UC
Entidade de âmbito local, que realiza coleta de sangue total, podendo ser móvel ou fixa. Se for móvel, deverá ser pública e estar ligada a um Serviço de Hemoterapia. Se fixa, poderá ser pública ou privada.

AGÊNCIA TRANSFUSIONAL – AT
Localização preferencialmente intra-hospitalar, com a função de armazenar, realizar testes de compatibilidade entre doador e receptor e transfundir os hemocomponentes liberados. O suprimento de sangue a estas agências realizar-se-á pelos Serviços de Hemoterapia de maior complexidade.
Estas definições constam na RESOLUÇÃO-RDC 151, de 21 de agosto de 2001, disponível no site www.anvisa.gov.br – assunto: sangue e hemoderivados.

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.