Por Mireli Obando
Campo Grande (MS) – Nesta quinta-feira (12.03) o Hemocentro Coordenador de Mato Grosso do Sul (Hemosul) entrou em estado de emergência para os tipos sanguíneos: O positivo e O negativo.
Nos últimos dias houve queda de 50% nas doações de sangue, o que consequentemente acende o alerta vermelho, pois o Hemosul é responsável pelo abastecimento de hospitais públicos e privados do Estado.
Na Capital o Hemosul funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 17h, e aos sábados, das 7h às 12h. O endereço é Avenida Fernando Corrêa da Costa, n° 1304, centro de Campo Grande.
Para quem mora no interior do Estado e quer doar ou buscar informações para se tornar um doador, basta procurar a unidade de coleta mais próxima. Há unidades do Hemosul em Dourados, Ponta Porã, Três Lagoas ou Paranaíba. Os endereços e horários de funcionamento podem ser conferidos aqui.
Para doar sangue ou se tornar um doador é necessário ter em mãos documento oficial com foto, estar bem alimentado, ter mais de 55 quilos, e ter idade entre 16 e 69 anos. Doadores que tenham entre 16 e 17 anos, precisam estar acompanhados dos pais ou responsável legal. Mais informações sobre a doação de sangue podem ser conferidas no site do Hemosul.
Mireli Obando, Subsecretaria de Comunicação
Foto: Edemir Rodrigues