Por Mayra Franceschi
Com o objetivo de aprimorar os processos de trabalho, com vistas à segurança transfusional, a Rede Hemosul MS promoveu neste mês de setembro um curso de capacitação para a realização de avaliações técnicas e gerenciais em hemorredes e agências transfusionais.
Uma equipe do Ministério da Saúde – Coordenadoria do Sangue e Hemoderivados esteve presente para ministrar o curso e promover o aperfeiçoamento dos profissionais da Rede.
Composta por quatro integrantes, a equipe desenvolveu temas como a importância do diagnóstico situacional e sua potência como ferramenta para a implementação de melhorias, fundamentos do processo de avaliação da qualidade, práticas de autoavaliação, monitoramento de serviços e processos de trabalho em agências transfusionais.
Segundo a coordenadora do curso por parte do Ministério Reyjane Alves Teixeira, a equipe se mostrou interessada, participativa e comprometida aos procedimentos necessários para a melhoria contínua dos processos em hemoterapia e hematologia.
Marli Vavas, coordenadora da Rede Hemosul, salientou que apenas a educação contínua e permanente favorece um ambiente de crescimento e qualidade profissional. Daniele Titico, responsável pelo Setor de Educação Permanente, comentou que estar à frente desse trabalho a fortalece como profissional e proporciona uma visão ampla das necessidades de treinamento da Instituição.
Os cursos de qualificação e aperfeiçoamento profissional integram uma estratégia constante da Rede Hemosul MS em permanecer em excelência nos processos e serviços oferecidos ao cidadão, prova disso, as certificações recentes obtidas no final do ano anterior, ISO 9001-2015 e qualificação Hemobrás, conquistas da Rede Hemosul MS nesse processo de capacitação, que é alvo contínuo das ações da Rede.