Dados do setor de estatística do Hemosul mostram que em média 43% das doações de sangue são realizadas por pessoas do sexo feminino. A meta é elevar este indicador esclarecendo algumas dúvidas frequentes entre elas.
Segundo a coordenadora, Marli Vavas alguns mitos ajudam a afastar as mulheres das unidades de coleta de sangue. “Existem muitas dúvidas que são exclusivas do público feminino como: procedimentos estéticos, ciclo menstrual, gestação, amamentação e nós queremos desmitificar e trazer cada vez mais as mulheres para se tornarem doadoras ”, pontua.
Condições para ser doadora de sangue:
– Ter idade entre 16 e 69 anos (se for menor de 18 anos é necessário acompanhamento do responsável legal)
– Pesar acima de 55 quilos
– Maquiagem definitiva e tatuagens recomenda-se aguardar um ano
– Piercings e brincos aguardar um ano (se for em região genital e oral o tempo de espera para a próxima doação é de um ano após a retirada)
– Mulheres podem doar até 3 vezes no período de 365 dias com o espaçamento mínimo de 90 dias entre cada doação
– A menstruação não impede a doação, mas o Hemosul pontua que a mulher precisa estar se sentindo bem e com boa disposição física
– Uso de pílulas anticoncepcionais não impedem a doação
– Não estar grávida ou em período de amamentação (apenas o primeiro ano da amamentação é impedimento)
– Partos:
Cesariana (se não estiver amamentando) após 6 meses
Normal (se não estiver amamentando) após 3 meses
Horário de funcionamento do Hemosul Coordenador é de segunda a sexta das 7h às 17h e sábado das 7h às 12h e fica localizado na Av. Fernando Correa da Costa nº 1304. Lembrando que qualquer dúvida a doadora pode acessar as redes sociais @hemosulms ou o site www.hemosul.ms.gov.br
Lívia Miranda – Assessoria de Comunicação Hemosul