O NAT – Laboratório de Tecnologia Biomolecular da Fiocruz/Biomanguinhos é um avanço que acaba de completar 20 anos, uma tecnologia que nos elevou ao patamar de última geração para exames sorológicos (detecção do vírus da doença e/ou protozoários no sangue) na Rede Hemosul MS e nos demais sítios testadores no Brasil. O Projeto NAT Brasileiro completa 20 anos e a instalação nos sítios testadores, mais precisamente no Hemosul, ocorreu em 2011, começando a funcionar em 2012 em todo o país. Ao todo são 13 sítios testadores/estados, que foram escolhidos pelo Ministério da Saúde/Coordenadoria de Sangue e Hemoderivados na época e o Mato Grosso do Sul foi um dos elencados para instalação do laborátório. Hoje, fazemos os exames cotidianamente para nosso estado, para o Mato Grosso e já atendemos outros estados em contingência.
O NAT é tão avançado que reduziu a janela imunológica (o tempo no qual se encontra o vírus/protozoário na corrente sanguínea da pessoa) para 10 a 12 dias, para HIV, Hepatites B e C e, a mais recente, Malária. Com isso, aumenta-se significativamente a segurança transfusional do sangue., dando à Rede Hemosul MS e demais parceiros a tranquilidade de contar com o melhor que existe mundialmente.
Uma informação também relevante é que na época do Covid o NAT foi utilizado para extrair o vírus COVID19 em colaboração com o LACEN, para identificação/laudo dos pacientes.
Assista o vídeo comemorativo dos 20 anos do NAT. Vale à pena!
Mayra Franceschi
Gerente de Relações Públicas
Rede Hemosul MS
Conrerp 621 6ª região