Um grupo de oito cadetes da Academia de Bombeiros Militar (ABM), do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS), protagonizou, na manhã desta terça-feira (27), um gesto solidário com a doação de sangue no Hemosul do HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul).
A “missão do dia” teve como objetivo contribuir para o abastecimento do estoque de sangue e salvar vidas, em alusão ao Junho Vermelho – mês de conscientização sobre a doação de sangue.
Aécio Reis de Carvalho, o cadete Reis, afirma que as ações de doação de sangue são recorrentes na Academia e que o ato, em um hospital como o HRMS, é gratificante.
“A gente pode ajudar, tanto no nosso serviço prestado à população, quanto ajudar a quem precisa doando o sangue da gente e fazendo o que for preciso para ajudar a população”, afirmou.
As doações no Hemosul do HRMS são direcionadas aos pacientes que necessitam de transfusão de sangue nas cirurgias de grande porte, no tratamento dos pacientes oncológicos e com doenças hematológicas, que precisam transfundir com frequência, conforme destaca a assistente social Cleuza Benites, responsável pela captação de doadores.
“Consideramos extremamente importante essa ação que ocorreu hoje com a presença dos Bombeiros, pois ajuda na manutenção do estoque de sangue. Empresas, instituição pública ou privada, comunidade religiosa, todos estão convidados, venha com seu grupo e participe conosco ajudando a salvar vidas”, disse.
Com o estoque de sangue baixo, a diretora-presidente do HRMS, drª Marielle Alves Corrêa Esgalha, também destaca a importância da ação.
“A doação de sangue é um ato nobre e essencial para a manutenção dos serviços de saúde, principalmente nos momentos de escassez de doadores. Compreendendo a importância dessa ação, os oito cadetes se uniram em uma iniciativa que não só demonstra comprometimento com o próximo, mas também incentiva a comunidade a participar dessa prática solidária”, afirmou.
Para doar sangue é necessário se atentar aos pré-requisitos:
- Apresentar documento oficial com foto;
- Estar em boas condições de saúde;
- Estar descansado e alimentado;
- Ter entre 16 e 69 anos (menores de 16 e 17 anos precisam estar acompanhados pelo responsável legal);
- Pesar no mínimo 51 k;
O banco de sangue do HRMS funciona de segunda a sexta-feira, das 07:00 às 12:00. Para mais informações, o Hemosul do HRMS disponibiliza os seguintes contatos: (67) 3378 2980 / (67) 98163 2728 – Whatsapp.
Joilson Francelino, Comunicação HRMS