Maio Amarelo estimula a doação de sangue para vítimas de trânsito.

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, dezembro 12, 2014 as 09:24 | Voltar

Por Aline Lira

Começa nesta terça-feira (20) em Campo Grande a campanha de doação de sangue “Maio Amarelo – Atenção pela Vida”, promovida por familiares de vítimas de acidentes em parceria com o Gabinete de Gestão Integrada do Trânsito (GGIT). A ação tem o objetivo evitar a diminuição do estoque de bolsas e conscientizar a comunidade sobre a importância da doação de sangue, principalmente para atender as vítimas de trânsito que dão entrada nos prontos socorros dos hospitais com graves ferimentos. A campanha conta com a colaboração da equipe do Banco de Sangue da Santa Casa.

No próximo sábado (24), a partir das 9h, uma força tarefa será promovida no hemocentro da Santa Casa. Durante a ação serão distribuídos informativos e fitinhas amarelas, símbolo do movimento Maio Amarelo. As doações em prol da campanha podem ser feitas até o dia 31 de maio.

Para ser doador é necessário ter entre 16 e 68 anos, estar bem de saúde, ter se alimentado e não ter consumido algum tipo de bebida alcoólica nas últimas 12 horas. A pessoa deve estar munida de um documento com foto (carteira de identidade, trabalho ou habilitação) no ato da doação. Jovens menores só podem realizar doação mediante autorização dos pais ou responsáveis. 

Os interessados em participar devem procurar o hemocentro da Santa Casa, situado na Avenida Eduardo Santos Pereira, esquina com a Rua 13 de Maio. O horário de atendimento é de segunda à sexta, das 7h às 17h. Aos sábados das 7h às 11h30.

As doações também podem ser feitas no Hospital Regional, das 7h às 17h, e no Hospital Universitário, das 7h às 11h30. É importante lembrar que nesses dois bancos de sangue o funcionamento é de segunda a sexta-feira.

Maio Amarelo

Em 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década das Ações de Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou a referencia mundial para o balanço de ações que mundo inteiro realiza. Neste mês também é comemorada a Semana Mundial de Segurança ao Pedestre, que foi lançada em 2013. Por isso, maio foi escolhido para o movimento. A cor amarela é uma alusão à luz do semáforo de trânsito que simboliza atenção. 

OUTRAS AÇÕES

11 de maio - Às 10h (de MS), no Santuário Nossa Senhora do Perétuo Socorro, localizado na avenida Afonso Pena, haverá missa com familiares, amigos e vítimas em acidente de trânsito;

17 de maio - às 8h30 haverá concentração na praça do Rádio Clube, localizada na rua Padre João Crippa, e às 9h blitz com caminhada. Serão distribuídas fitas amarelas, com o intuito de que as pessoas sintam-se comprometidas com as ações;

14 a 17 de maio - o estacionamento do Parque das Nações Indígenas, na avenida Afonso Pena, será cenário do curso gratuito de direção defensiva para motociclistas. Uma pista será montada, vídeos serão exibidos e será feita a revisão das motos;

19 a 28 de maio - em cada dia, a partir das 16h, uma intervenção teatral será feita em um dos oito terminais urbanos de transbordo.

30 de maio - no período noturno, na avenida Afonso Pena, será realizada uma blitz educativa do Gabinete de Gestão Integrada de Trânsito (GGIT) , para distribuição de fitas amarelas;

Publicado por: tmotta@fazenda.ms

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.