Hemosul realiza testagens laboratoriais de resultados do Covid-19, porém sem coletas no local

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, julho 7, 2020 as 23:17 | Voltar

Campo Grande (MS) – Um acordo de cooperação entre o Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública) e o Hemosul (Centro de Hematologia e Hemoterapia de Mato Grosso do Sul), viabilizado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), possibilitará maior agilidade na entrega dos resultados dos exames de coronavírus. A partir desta quarta-feira (08.07), o Hemosul fará a testagem laboratorial diária de 200 exames. É importante ressaltar que o Centro não fará a coleta dentro da instituição.

Segundo o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, a iniciativa da Hemosul vai auxiliar o Estado para otimizar a entrega de resultados e assim proporcionar uma melhor compreensão da atual realidade da doença em Mato Grosso do Sul. “Com esse apoio da Hemosul, de segunda a segunda, poderemos ter um mapa cada vez mais real da pandemia e assim acelerar a tomada de decisões”.

De acordo com o boletim epidemiológico da SES, atualmente o Lacen tem 2.547 amostras em análise. Em todo o Estado já são 10.687 casos confirmados e 128 óbitos.

Para a coordenadora do Hemosul, Marli Vavas, a união de forças ajudará na detecção. "O Hemosul não fará coletas, receberá as amostras dos locais autorizados e fará a testagem. Essa parceria entre o Hemosul e o Lacen já existe há anos. Já suprimos um ao outro as necessidades e neste momento da pandemia iremos contribuir para otimizar a capacidade de resultados para o teste de covid-19”, afirma.

O Hemosul possui equipamentos específicos para essa testagem cedidos pelo Ministério da Saúde e também recebeu a doação dos reagentes para doação destes testes.

Diante da importância da iniciativa, o Hemosul faz dois alertas à população: o primeiro é para que não se dirija à unidade para realização dos testes de diagnóstico da doença, uma vez que a unidade não fará coletas e a segunda é que os trabalhos relacionados à doação de sangue serão mantidos, ainda mais diante do baixo estoque, principalmente referente aos tipos O positivo e O negativo. As amostras do covid-19 são encaminhadas com total segurança ao laboratório e o doador não terá nenhum contato ou risco de contágio.

 

Publicado por: Adriana de Aguiar Viana

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.