Hemosul realiza reunião da Câmara Técnica do Sangue do Estado de Mato Grosso do Sul

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, maio 13, 2022 as 16:00 | Voltar

Com o objetivo de aprimorar os procedimentos técnicos da Rede Hemosul MS e das Agências Transfusionais parceiras, o Hemosul realizou neste último dia 11 a reunião com a Câmara Técnica do Sangue do MS, na qual forma discutidos vários assuntos pertinentes aos processos de hemoterapia que ocorrem na hemorrede.

Um dos assuntos debatidos foi a confecção do Manual de Orientação Hemoterápica que será direcionado para as unidades de saúde que realizam transfusão de sangue no estado, instrumento importante para uma demanda consciente de hemocomponentes, o que interfere significativamente na quantidade de estoque da Rede Hemosul MS. Com essa interação de informações cada vez mais ativa, o consumo de sangue deve ser pensado de forma cooperativa, com responsabilidade em relação à indicação de hemocomponentes.

Uma outra pauta foi a solicitação enviada ao Ministério da Saúde - Coordenadoria de Sangue e Hemoderivados de uma nova capacitação quanto ao Programa Estadual de Qualificação da Hemorrede - PEQH, para habilitação quanto às visitas técnicas de avaliação da qualidade das Agências Transfucionais - ATs. O propósito é auxiliar no direcionamento dos processos das ATs.

Ainda na reunião foi definida a elaboração de vídeos-aulas e lives para a qualificação dos profissionais que compõem as Ats.

Por Mayra Franceschi