Por Mayra Franceschi
Com o objetivo de atender a uma demanda solicitada pelos próprios doadores, a Rede Hemosul MS, órgão da Secretaria de Estado de Saúde – SES lança, nesta quarta-feira 18/10, às 7h30 da manhã, no estacionamento do Hemosul Coordenador, três produtos digitais que vão facilitar a vida do Doador, o Cartão Digital do Doador de Sangue, A Declaração de Doações com validação digital e o Estoque Estratégico animado e atualizado.
Agora, vai ficar muito mais fácil o Doador de Sangue conseguir a sua tão famosa Carteirinha e a Declaração de Doações, que muitas vezes é necessária para comprovação documental. Até o momento, tanto a carteirinha, quanto a declaração, só podiam ser obtidas presencialmente. O projeto é coordenado pelo Hemosul e desenvolvido pela equipe da CTEC-SES e STI-SEGOV-MS Digital, em conformidade com a proposta Governo Digital publicada em Diário Oficial. Agora, elas estarão disponíveis e com validação digital e QRCode, no MS Digital – aplicativo do Governo e pela plataforma da CTEC/SES Saúde Digital https://servicos.saude.ms.gov.br/hemosul. Haverá link para esses ambientes pelo site www.hemosul.ms.gov.br
“Estamos muito felizes por avançarmos este passo tão importante para atender aos nossos doadores de sangue, que terão mais facilidade em obter os documentos que atestam sua solidariedade e preocupação com a vida”, comenta Marli Vavas – Coordenadora da Rede Hemosul MS.
O Doador que faz a sua doação em qualquer lugar do Estado poderá baixar o aplicativo MS Digital pelo celular ou acessar por computador a plataforma SES informada acima. Cabe ressaltar que para este acesso, será necessário ter informado o CPF no cadastro. A leitura das duas plataformas obedecerá a este critério. Caso não tenha o CPF registrado no Hemosul, poderá fazer a atualização deste dado por e-mail.
Doadores dos municípios de Ponta Porã, Três Lagoas e Paranaíba poderão ter suas doações digitais desde 1/6/2023. Antes desse período será necessário retirar a declaração física. Um período de ajuste, pois o sistema diário nessas unidades era físico até pouco tempo. A declaração sairá no digital com as últimas 8 doações. Em breve, os doadores desses municípios também alcançarão as 8 doações em processo digital e todo o sistema será único. Outros municípios nos quais há campanhas de doação e são digitados no Hemosul Coordenador estão 100% digitalizados.
Com isso, o Hemosul irá entregar esses novos serviços, atendendo aos pedidos e necessidade de adequação às tecnologias, caminho esse de todo e qualquer serviço público ou privado.
Quem não conseguir abrir seu cartão ou declaração verá uma mensagem no aplicativo dizendo que precisa atualizar seu CPF. É só comparecer a uma unidade no ato da doação ou enviar um e-mail com o documento original escameado para ter seu CPF atualizado. O prazo para atualização do CPF é de 7 dias no máximo e o e-mail deve ser enviado para atualizaseucpf@hemosul.ms.gov.br Dessa forma seu cartão estará disponível. O CPF tem sido colocado no cadastro há pouco mais de dois anos. Quem compareceu há algum tempo pode não ter esse dado atualizado e isso é necessário para o acesso, porque tanto o MS Digital quanto a plataforma para desktop só abrirão por esse filtro.
O estoque estratégico atualizado com bolsas animadas no site também é um serviço que será entregue no dia e atenderá, sobretudo, à imprensa e a qualquer pessoa que precise desse dado como informação. Os banners tanto do cartão e declaração, quanto do estoque, estarão disponíveis no site do Hemosul para acesso via link, www.hemosul.ms.gov.br
Mais detalhes de acesso acompanhe as redes sociais do Hemosul, @hemosulms no insta e no face, além das páginas regionalizadas de cada unidade.