Ontem, segunda-feira, às 19h, na Assembléia Legislativa do MS, aconteceu o evento em comemoração ao Setembro Verde, mês nacional de incentivo à doação de órgãos, o ” Amigo do Transplante”. De iniciativa do Deputado Renato Câmara o projeto foi gerado com o objetivo de apoiar a causa do transplante, causa esta gerenciada pela Central de Transplantes em Mato Grosso do Sul – CET, sob a coordenação de Claire Carmem Miozo.
A sessão solene de entrega do diploma de Honra ao Mérito Legislativo “Amigo do Transplante” homenageou vários parceiros da causa e o Hemosul está entre o grupo por dois motivos: é parceiro da Central de Transplantes porque é na Rede Hemosul-MS que são realizados os exames de tipagem sanguínea e sorológicos de doadores de órgãos; também é a Rede Hemosul que faz o trabalho de cadastramento de doadores voluntários de medula óssea para o banco nacional Redome/INCA e, sendo a medula um tecido a ser transplantado, integra esse trabalho em prol da doação de órgãos tão habilmente empenhado pela CET. A Coordenadora Geral da Rede Hemosul-MS Marli Terezinha Micharki Vavas foi quem recebeu o diploma em nome de toda a equipe Hemosul e considera uma ação de suma importância para a saúde coletiva no estado e no país.
O diploma ” Amigo do Transplante é um marco ao incentivo a esse importante trabalho de conscientização pela doação de órgãos, tão necessário à vida.