HEMOSUL e APHEMS ganham concurso nacional da Roche Farma Brasil – Multinacional

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, julho 1, 2022 as 15:13 | Voltar

Além de toda a movimentação para a doação do sangue no mês nacional de incentivo, o junho vermelho, a Rede Hemosul MS e a APHEMS - Associação de Pessoas com Hemofilia de Mato Grosso do Sul foram escolhidos como o melhor projeto de todo o Brasil pelo Concurso "Children's Walk Brasil 2022 - transformando o futuro das crianças diagnosticadas com hemofilia", publicado pela Roche Químicos e Farmacêuticos S. A., Roche Diagnóstica e Roche Diabetes Care.

O edital com foco em projetos que enfatizassem a qualidade de vida das crianças com hemofilia, sem direcionamento ao tratamento em si, contemplou as hemorredes de todo o Brasil e também associações/organizações sem finalidades lucrativas que trabalham por essa causa, tendo como provedores os colaboradores da Roche Brasil, com apoio institucional da Corporação.

O Hemosul e a Aphems apresentaram um projeto de construção de dois espaços de interação para as crianças com hemofilia, um no Ambulatório e outro na Farmácia de Distribuição de Hemoderivados, com biblioteca e brinquedoteca, visando a implantação de um ambiente lúdico educacional, cultural e de lazer e momentos com contação de histórias (storytelling) para esse público infantil, no ato da retirada dos fatores ou na infusão laboratorial.

Concorrendo com todo o Brasil o Projeto foi o escolhido para ser custeado pelo coletivo da Roche, o que proporcionou à Rede Hemosul MS e à Aphems uma satisfação incrível por essa conquista.

Lei que contempla as pessoas com hemofilia no MS

Como vitória a ser evidenciada no estado, a APHEMS conseguiu a aprovação de uma lei que eleva os casos de pessoas com hemofilia ao estado de urgência e emergência nos atendimentos nas UPAS - unidades de pronto atendimento, fornece uma carteirinha com liberação para transporte coletivo gratuito para os hemofílicos fazerem seus tratamentos e também para acompanhantes de menores.

Essa vitória traz a oportunidade de pessoas com hemofilia e suas famílias terem acesso a tratamento em todas as disciplinas, inclusive em uma parceria que se estende com a APAE, na qual é utilizada a piscina da instituição para hidroterapia.

O projeto foi aprovado na Câmara Municipal de Campo Grande com vistas a funcionamento na Capital.