Etapas da Doação

Recepção e Cadastro

Na recepção você apresenta um documento oficial com foto, recebe uma senha e é encaminhado para o cadastro. Então você preenche um questionário com os seus dados pessoais e informações sobre a sua condição de saúde.

Pré-Triagem

Na pré-triagem você vai checar a sua temperatura, pulso, altura, peso e a  “picadinha” no dedo para realização do teste de detecção de anemia do candidato à doação de sangue.

Triagem Clínica

Você será entrevistado pelo profissional de saúde que verificará se está apto ou não à doação. É confidencial e o sigilo é absoluto. É fundamental você confiar no profissional e ser sincero. Você assina um Termo de Responsabilidade no qual você afirma ter entendido as informações recebidas, ter respondido com sinceridade ao questionário e que seu sangue pode ser utilizado sem restrições.

Coleta

É a coleta propriamente dita, com duração em média de 10 min, realizada por profissional habilitado. A quantidade coletada é de 450 ml e amostras de sangue para os exames obrigatórios por lei. Todo material utilizado é individual e descartável.

Lanche

Após a coleta de sangue é servido ao doador um lanche para repor suas necessidades nutricionais imediatas.

 

Fracionamento

Após a coleta, o sangue é separado em hemocomponentes:

Hemácias ou Glóbulos Vermelhos: utilizadas em cirurgias com grande perda de sangue como as cardíacas e oncológicas. Também utilizado para anemias severas.

Plasma: serve para tratar hemorragias. Parte do plasma é encaminhado para indústrias que produzem fatores de coagulação, utilizados para tratar hemofílicos.

Plaquetas: servem para tratar ou evitar sangramentos e hemorragias.

Sorologia

Local onde as amostras são levadas para que se realizem os testes sorológicos para Doença de Chagas, Sífilis, Hepatite B e C, HTLV I/II e HIV I/II.

Imunohematologia

Local em que se verifica o tipo de sanguíneo (ABO) e o fator Rh, positivo (+) ou negativo (-).

 

Distribuição

 

O sangue está pronto pra ser distribuído aos hospitais de acordo com a necessidade dos pacientes.

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.