Por: Mireli Obando
Campo Grande (MS) – O Hemocentro Coordenador de Mato Grosso do Sul convoca doadores de sangue de todos os tipos sanguíneos para auxiliarem na reposição do estoque de plaquetas que estão zerados.
O Hemosul Coordenador distribui para hospitais públicos e privados do Estado, e conforme a instituição há muitos pacientes oncológicos e com dengue grave que necessitam de plaquetas.
Plaquetas são células brancas do sangue produzidas pela medula óssea que tem como função, formar uma barreira nos vasos lesionados impedindo a ocorrência de hemorragias, e auxiliando na defesa do organismo.
A convocação é para doadores dos tipos A, O, B e AB, negativo ou positivo. O Hemosul Coordenador está localizado na Av. Fernando Correa da Costa, n° 1304, Centro de Campo Grande, e funciona das 7h às 17h de segunda a sexta-feira, e aos sábados das 7h às 12h.
Para doar sangue ou se tornar um doador é necessário ter em mãos documento oficial com foto, estar bem alimentado, ter mais de 55 quilos, e ter idade entre 16 e 69 anos. A frequência de doação é diferente entre homens e mulheres. Doadores do sexo masculino podem doar até quatro vezes ao ano, com um intervalo mínimo de dois meses, já as mulheres podem doar até três vezes durante o ano, com intervalo mínimo de três meses.
Para mais informações sobre a doação de sangue em Mato Grosso do Sul acesse o site do Hemosul, aqui.
Mireli Obando, Subsecretaria de Comunicação
Foto: Arquivo