Doe sangue: Hemosul abre sábado e segunda-feira

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, outubro 29, 2021 as 11:09 | Voltar

Quem quiser fazer uma boa ação tem a oportunidade de doar sangue neste sábado (30) e na segunda-feira (1º), em Campo Grande. 

No sábado, o Hemosul Coordenador de Campo Grande, que fica na Avenida Fernando Corrêa da Costa, nº 1304, abre das 7h às 12h. 

Já na segunda-feira (1º), o atendimento será das 7h às 17h. 

Nesses dias (30 e 1º), apenas o Banco de Sangue da Santa Casa de Campo Grande não irá funcionar, retornando somente na quarta-feira (3).

Lembrando que na terça-feira (2), por conta do feriado de Finados, o Hemosul permanece fechado.

Para doar sangue é preciso ter em mãos um documento oficial com foto, como a carteira de identidade ou de motorista.

Adolescentes

Doadores precisam ter entre 16 e 69 anos. Para quem tem 16 e 17 anos, o Hemosul exige o acompanhamento de pai, mãe ou responsável legal. 

Caso o adolescente seja emancipado, ele pode ir sozinho, trazendo o documento comprobatório. Se for casado, basta levar a Certidão de Casamento. 

Idosos

Também é importante lembrar que a primeira doação somente pode ser feita até 60 anos.

Embora a nova lei permita a doação de pessoas com menos de 50 quilos, a Rede Hemosul-MS aceita apenas doadores com 55 kg ou mais, para a melhor utilização do sangue coletado e segurança do doador.

Homens podem doar até quatro vezes ao ano, com um intervalo mínimo de dois meses. Já as mulheres podem doar até três vezes ao ano, com um intervalo mínimo de três meses.

As doenças que impedem a doação são as hematológicas, cardíacas, renais, pulmonares, hepáticas, autoimunes, diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, sangramentos anormais, convulsões, ou portadores de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue como Doença de Chagas, hepatite, Aids e sífilis. 

Quem estiver com gripe ou alergia deve esperar sete dias após sarar para doar. Além disso, alguns medicamentos impedem a doação. Em caso de dúvida, fale com o profissional de saúde.

Comer bem

Uma dica importante é estar bem alimentado. Ao contrário do que muitos pensam, não se pode doar sangue em jejum. É diferente de quando se vai fazer exames laboratoriais, para os quais o jejum é recomendado. 

Ainda assim, o doador deve evitar alimentos com excesso de gordura. Ele tem que se alimentar bem, porém, de forma saudável.

Serviço - Outras dúvidas podem ser esclarecidas através do site www.hemosul.ms.gov.br e nas redes sociais @hemosulms.

Paulo Fernandes, Subcom

Publicado por: Livia Miranda Figueiro

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.