Neste dia 17 de abril aconteceu no Hemosul o evento em comemoração ao Dia Mundial da Hemofilia. A iniciativa e realização é da APHEMS – Associação de Pessoas com Hemofilia de Mato Grosso do Sul e do Hemosul.
Este é o sétimo evento em parceria entre as duas instituições em três anos, que já promoveram simpósios, workshops, encontros, com a finalidade de dar visibilidade à causa, reunir esforços em torno da questão e esclarecer à sociedade, sobre a importância de um diagnóstico precoce e da utilização preventiva de hemoderivados, com a finalidade de evitar sequelas no decorrer da vida da pessoa com hemofilia.
Neste evento o destaque foi Willian Aleixo de Oliveira, paratleta, hemofílico, escolhido um dos Embaixadores em Hemofilia pela Federação Brasileira de Hemofilia – FBH, projeto este que visa divulgar casos de superação e como é possível ter uma vida normal desde que com a profilaxia, aplicação de fator de coagulação.
Também contribuíram de forma voluntária com temas pertinentes à área Gabriel Camargo, Educador Físico, hemofílico, especializado em atendimento educacional e fortalecimento muscular, Ana Cláudia Ribeiro, fisioterapeuta, especializada em pessoas com coagulopatias, Alessandra Devicari, psicóloga.
O evento reuniu cerca de 50 pessoas no auditório do Hemosul e contou com a presença do Secretário de Estado de Saúde Geraldo Resende, que falou aos participantes, assumindo o compromisso de, em sua gestão, avançar os trabalhos em relação ao Protocolo de Atendimento aos Hemofílicos e implantar o Ambulatório de atendimento de Coagulopatias e Hemoglobinopatias. O Secretário aproveitou a oportunidade e se reuniu com a Coordenação Geral da Rede Hemosul-MS e algumas chefias no intuito de discutir assuntos referentes à Hemofilia e outros projetos da Instituição.