Com o objetivo de capacitar profissionais para atuarem com coleta de sangue por aférese (plaquetas, hemácias, plasma) e também para a aférese terapêutica, a Rede Hemosul MS promoveu na última semana um curso com carga horária de 30 h/a para que profissionais possam executar com propriedade trabalhos nessa área.
A aférese é um método específico que coleta um tipo de hemocomponente, por exemplo, plaquetas, e o restante volta ao organismo do doador. Esse tipo de plaquetas, exemplificando, corresponde a cerca de 10 bolsas de uma plaqueta extraída e separada pelo método convencional.
Também a aférese, esse equipamento especial, é utilizado para finalidade terapêutica, tendo como exemplo, a troca do plasma de um paciente que apresenta uma doença autoimune, para um plasma saudável, promovendo a recuperação em muitos casos nos quais outras terapias não fariam efeito.
A aférese tanto para coleta, quanto a terapêutica são executadas pela Rede Hemosul MS., AS coletas acontecem na sede do Hemosul Coordenador e as plasmaféreses (procedimento terapêutico explicado acima), nos hospitais.
O curso tratou de assuntos como manuseio da máquina de aférese, montagem dos kits estéreis – incluindo plaquetaférese e plasmaférese, normas para a utilização do método e aulas práticas de coleta com doadores reais. Participaram do curso médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e seis doadores que se voluntariaram para a capacitação.