Com o objetivo de capacitar os profissionais das Agências Transfusionais de Coxim e região, com vistas a melhores práticas de transfusão e manuseio de hemocomponentes, aconteceu no dia 29 de outubro um treinamento que envolveu 218 pessoas, profissionais que compõem as agências transfusionais dos municípios atendidos pelo Hemosul Coxim e acadêmicos de áreas afins. As Agências Transfusionais integram hospitais públicos e privados e são responsáveis pelo direcionamento do sangue às demandas que ocorrem. A importância da aproximação com este público é essencial para que um trabalho de qualidade não só seja desenvolvido pela Rede Hemosul, mas que continue em cada uma dessas ATs até o destino final, o paciente, ressalta Lasalette Bell, Chefe do Hemosul Coxim. Analice Ribeiro de Queiroz do Hemosul Coordenador e Erika Cristina Marrer Rosa do Hemosul HRMS foram as instrutoras do curso, ambas enfermeiras. Os cursos de capacitação a servidores e profissionais das Ats integram uma leva de qualificações previstas no planejamento do Setor de Educação Permanente da Rede-Hemosul-MS todos os anos e são fundamentais para um serviço cada vez com mais qualidade, ressalta Gislaine Siqueira de Miranda, chefe do setor.
Com a mesma preocupação em capacitar e qualificar os serviços oferecidos na hemorrede no estado, o Hemosul Dourados realizou um treinamento em Atendimento Humano, Seguro e Atualizado com a finalidade de melhorar o preparo daqueles que integram o ciclo doador, quanto à forma de se relacionar em um atendimento eficiente e positivo. A ministrante foi Quezia Perez Woeth, enfermeira, especialista em atendimento humanizado, mestre em ciências da saúde, que trabalhou os temas humanização do atendimento, ética durante o atendimento, inclusão no atendimento humanizado e segurança ao paciente/cliente.
Ainda no Hemosul Dourados, a equipe recebeu um treinamento e consultoria Boas Práticas e Preparo de Alimentos, com a presença das Nutricionistas Cristina Aparecida de Quadros Targino e Helen Cristina Francisca Vieira Ibiapina, com o intuito de melhorar o oferecimento do lanche na unidade, no que tange a contaminantes alimentares, doenças transmitidas por alimentos, manipulação higiênica e boas práticas.
E na sede do Hemosul Coordenador, os servidores participaram de uma palestra e debate sobre a Prevenção de Doenças ligadas à melhor idade, com atenção especial ao Alzheimer, tema relevante para um envelhecimento saudável, o que traz mais qualidade de vida, inclusive no ambiente de trabalho. A palestrante foi Ana Cláudia Siebra, psicóloga e psicodramatista em formação.