AÇÕES INSTITUCIONAIS DA REDE HEMOSUL MOBILIZAM PARA A EXCELÊNCIA NOS SERVIÇOS

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, outubro 3, 2019 as 13:37 | Voltar

No mês de setembro, a Rede Hemosul-MS empreendeu uma série de ações institucionais com o objetivo de alcançar a excelência em seus procedimentos operacionais e mobilizar públicos no sentido de multiplicar suas ações e com isso alcançar o maior número possível de facilitadores e pessoas que se unam à causa da doação de sangue e medula óssea.

Uma atitude essencial para o êxito na continuidade dos serviços de saúde operacionalizados pela Rede Hemosul é o estímulo à criação dos Comitês Transfusionais nos Hospitais do estado. Para alavancar esse diálogo com as partes envolvidas e ter um procedimento único, os responsáveis por cada unidade da hemorrede do estado estiveram presentes no Hemocentro Coordenador para debater, esclarecer dúvidas e elaborar um plano multidirecional que possa promover o envolvimento dos entes desse processo em uma ação conjunta e eficaz, que colabore para esclarecimentos e procedimentos mais padronizados quanto à prescrição e utilização dos hemocomponentes. Essa proposta foi discutida em primeira instância na Reunião da Comissão Integestores Bipartite -CIB pela Coordenadora Geral da Rede Hemosul-MS Marli Terezinha Micharki Vavas e vista com consenso de forma positiva pelos participantes da referida reunião.

No Hemosul Dourados foi iniciada a implantação do Programa de Qualidade em busca da certificação ABNT/ISO 9001-2015. Este programa já está em andamento e bastante avançado no Hemosul Coordenador e alcança a segunda maior unidade da Rede Hemosul-MS, com o objetivo de padronizar, otimizar e buscar excelência nos processos da hemorrede do estado. Uma consultoria externa especializada disponibiliza todo o suporte para a implantação desse sistema e em breve se conseguirá a certificação do Hemosul Coordenador e do Hemosul Dourados para uma Rede cada vez mais alinhada e eficiente, afirma Andrea Silva Campos, Gerente de Qualidade da Rede Hemosul-MS.

Em continuidade, uma ação importante iniciada junto aos residentes e equipe de saúde do Hospital Regional MS em Campo Grande é o trabalho que a Gerência de Captação está realizando com foco na formação de multiplicadores da causa de sangue e medula. Esta é uma ação fundamental para que em um futuro próximo toda a equipe de saúde no estado possa ser agente multiplicador da doação de sangue, que esta seja uma causa de todos nós. Segundo a Gerente de Captação e Assistente Social Joana Léa Rodrigues Monteiro e Cleuza Benites também Assistente Social que está executando o trabalho a ideia é que isto seja estendido pelo menos aos grandes hospitais da Capital e, posteriormente, ao interior, nas cidades nas quais existem unidades de coleta.

Qualificar e cuidar dos servidores é papel ‘levado a sério’ pela Rede Hemosul-MS. A formação não deve ser só para o trabalho, mas também para o enfrentamento das principais questões que assolam a vida nos dias de hoje e a Depressão é uma delas. A psicóloga Elizabeth Monti Henkin do Hemosul proferiu uma palestra esclarecedora e de formação pessoal, com vistas a prevenir este mal que aflige uma parcela significativa da sociedade nos dias de hoje. Os dados apontam que cerca de 350 milhões da população mundial hoje sofrem de depressão ou apresentam sintomas possíveis desta patologia. Por isso a relevância de cuidar para prevenir.

A participação em outros estados levando conhecimento e a experiência da Rede Hemosul-MS também é uma prática em várias frentes de atuação da Instituição. No Hemocentro de Ribeirão Preto, Júlio César Sant’Ana da Silva ministrou uma palestra sobre Gerenciamento de Resíduos, no evento ‘Oficina Controle de Qualidade em Laboratórios e Gerenciamento de Resíduos’. Júlio é responsável pela Comissão de Gerenciamento de Resíduos da Rede Hemosul e Gerente de Produção da Instituição.

Publicado por: Mayra Franceschi

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.