25 DE NOVEMBRO – DIA NACIONAL DO DOADOR DE SANGUE

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, novembro 25, 2015 as 09:22 | Voltar

No Brasil, comemoramos no dia 25 de novembro, o Dia Nacional do Doador de Sangue, uma homenagem a tantas pessoas praticamente anônimas, que salvam vidas diariamente, pelo importante ato de solidariedade de doar sangue.

O Dia do Doador Voluntário de Sangue foi estabelecido através do Decreto de Lei nº 53.988, de 30 de junho de 1964, assinado pelo presidente Castello Branco, definindo o dia 25 de Novembro - data do aniversário da fundação da Associação Brasileira de Doadores Voluntários de Sangue - como a data oficial do doador de sangue no Brasil. Os doadores também podem celebrar o digno ato de doar sangue no dia 14 de junho, o Dia Mundial do Doador de Sangue.

Na quarta-feira próxima, dia 25, estaremos esperando um número aproximado pelo menos de 200 doadores só no Hemosul da Fernando Correa, o Hemocentro Coordenador da Rede no Estado, além dos doadores que comparecerão nas outras unidades da Rede.

Várias empresas fizeram parceria com o Hemosul e estaremos oferecendo um lanche especial, com bolos para comemoração do dia, paletas mexicanas, brindes para os doadores fidelizados. As empresas parceiras nesta festa são: Comper, Dulce Paletas Mexicanas, Cassems, Clínica Campo Grande, HBR e CEON.

Hoje temos cadastrados no sistema do Hemosul 221.170 (duzentos e vinte e um mil, cento e setenta doadores de sangue.

Fiquem atentos quanto aos horários de funcionamento das unidades:
HEMOSUL

Seg. à Sexta: 7h às 17h

Sábado: 7h às 12h

SANTA CASA

Seg. à Quinta: 7h às 11h e 13h às 16h

Sexta: 7h às 11h e 13h às 15h

HOSPITAL REGIONAL

Seg. à Sexta: 7h às 12h

OUTRAS UNIDADES DO INTERIOR

Seg. à Sexta: 7h às 13h

TODAS AS UNIDADES

DISTRIBUIÇÃO: 24h, inclusive domingos e feriados.

Para doar sangue é preciso ter 55 kg, um documento oficial com foto, estar bem alimentado, bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes de doar (socialmente) e 48 horas antes ( se beber mais).

Publicado por: Mayra Franceschi

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.