Semana Nacional da Medula Óssea: Quando for compatível, diga SIM!

Joãozinho tem leucemia. Joãozinho, todos os dias espera encontrar seu doador compatível. A compatibilidade é uma a cada cem mil no Brasil e uma a cada um milhão, no mundo. Um dia, depois de muitas campanhas, Joãozinho encontrou seu doador compatível. Ele estava muito feliz. “Finalmente vou sarar”, disse Joãozinho. Mas, infelizmente, quando procurado, o doador recusou fazer o transplante. Logo após, Joãozinho não resistiu…

Esta é só uma história, mas todos os dias pacientes reais esperam por um doador compatível. Neste mês, nós da Rede Hemosul MS queremos comemorar a Semana Nacional da Medula 
Óssea, 17 a 21 de dezembro, incentivando o cadastro consciente.

Temos muitos motivos para comemorar, mais de 60 transplantes realizados com doadores do MS. Porém, uma realidade nos assusta. Este mês tivemos 6 negativas de continuidade de doadores que foram compatíveis. Isto não acontecia antes. São 6 pacientes que saberão que conseguiram doadores compatíveis mas estes recusaram doar. Isto nos faz acreditar que algumas pessoas estão se cadastrando pelo motivo errado, que não é o de salvar vidas. 

Venha fazer o cadastro, mas só se você realmente deseja ser o doador de alguém. Quando compatível, diga SIM. Salve uma vida que depende só de você.

#motivocerto #salvevidas #atualizefone #atualizeendereço #compartilha